LANÇAMENTO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENSCOMPETIÇÕES SHORTS e VOLUME

A organização do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE MACAU / MACAU INTERNATIONAL SHORT FILM FESTIVAL / 澳門國短片影展 lança no dia 16 de Março de 2021 a fase de submissão para curtas – metragens e vídeo- musicais às competições internacionais SHORTS e VOLUME.

O Instituto de Estudos Europeus de Macau através do CREATIVE MACAU – Center for Creative Industries irão realizar a XII edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE MACAU que terá lugar em Macau de 2 a 9 de Dezembro de 2021. O FESTIVAL irá exibir ao público os filmes finalistas nas categorias de Ficção, Documentário e Animação assim como os vídeos-musicais finalistas. Estes filmes e vídeos-musicais finalistas, são selecionados por júris internacionais, resultando em listas denominadas “Selecção Oficial” SHORTS e VOLUME

A missão do FESTIVAL é proporcionar aos realizadores internacionais uma plataforma para troca de experiências profissionais e criativas com os seus pares de Macau. Este é um FESTIVAL que traz a Macau curtas locais e internacionais mais recentes e inovadoras, produzidas entre 1 de Janeiro de 2020 a 16 de Junho de 2021. O FESTIVAL também comtempla os mais recentes vídeos-musicais locais e internacionais, produzidos entre 1 de Janeiro de 2020 a 20 de Julho de 2021. Cada vídeo submetido, é obrigatório que a canção incluída seja de uma banda de Macau.

O período de submissão para SHORTS decorre de 16 de Março a 16 de Junho e a  VOLUME de 16 de Março a 20 de Julho de 2021.

Este FESTIVAL tem tido sido bem sucedido, devido ao empenho dos organizadores, equipa, entidades de apoio e da audiência. Um resultado positivo, só possível com o entendimento do governo de Macau, entidades patrocinadoras dos prémios, órgãos de Comunicação Social e parceiros. Juntos trabalhamos para Macau partilhando qualidade ajudando a divulgar a indústria do cinema em Macau e no exterior.

A situação pandémica mundial arruinou o tecido económico de todos os países e as poupanças estão a ser utlizadas para a combater. Como era de prever, neste contexto tão especial, o apoio à cultura e à indústria do cinema diminuiu drasticamente, internacionalmente. Não obstante, esperamos que o número de submissões às competições  SHORTS e VOLUME se aproxime de 2020. Se assim for, permitirá incluir excelentes filmes na programação do FESTIVAL de 2021. No ano passado e no auge da pandemia, foram submetidos 4.232 curtas e vídeos musicais, sendo exibidos 169 trabalhos distintos.

Pensando antecipadamente na diversidade dos temas, a programação do FESTIVAL alarga-se, incluindo a convite, outros filmes interessantes de realizadores locais e internacionais, Masterclasses e conversas com realizadores, enriquecendo os conhecimentos de todos.

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE MACAU / MACAU INTERNATIONAL SHORT FILM FESTIVAL / 澳門國短片影展 inclui 17 prémios às competições SHORTS e VOLUME:

SHORTS COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS
Visa motivar produções cinematográficas locais e
internacionais a competir no FESTIVAL.

PATROCINADORESPRÉMIOS
MELHOR FILME DO FESTIVAL
Melhor entre os melhores, que se destaque entre todos,
sobretudo na realização, história, qualidade visual e áudio.
CREATIVE MACAUMOP 20,000
MELHOR FICÇÃOCREATIVE MACAUMOP 10,000
MELHOR DOCUMENTÁRIOCREATIVE MACAUMOP 10,000
MELHOR ANIMAÇÃOCREATIVE MACAUMOP 10,000
MELHOR ENTRADA LOCAL
(Escolhido entre todos os filmes das três categorias) O concorrente deverá possuir Bilhete de Identificação de Residente de Macau (BIR), Título de Identificação de Trabalhador Não-Residente (cartão azul) ou Autorização de Permanência – Tipo estudante, válido.
FUNDAÇÃO
ORIENTE
MOP 10,000
IDENTIDADE CULTURAL DE MACAU
(Escolhido entre todos os filmes selecionados das três categorias)
Melhor filme que incorpore valores culturais de Macau em arquitectura, gastronomia, crença, religião, língua ou outra singularidade.
BANCO NACIONAL ULTRAMARINOMOP 10,000
ESCOLHA DA AUDIÊNCIA
Maior número de VOTOS da audiência
MACAULINKMOP 4,000
MELHOR FILME DE ESTUDANTE
(Entre todos os filmes selecionados das três categorias)
CREATIVE MACAU – TROFÉU

SHORTSPRÉMIOS DE PRESTÍGIO EM FICÇÃO
CREATIVE MACAU – TROFÉU

• MELHOR DIRECTOR
  • MELHOR CINEMATOGRAFIA
  • MELHOR EDIIÇÃO
  • MELHOR MÚSICA ORIGINAL
  • MELHOR DESIGN DE SOM
  • MELHOR EFEITOS VISUAIS

VOLUME – COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE VÍDEOS MUSICAIS
Visa promover a música original de Macau e inspirar realizadores a produzir vídeos-musicais com base numa canção de Macau.

Um elemento da Banda, DEVERÁ possuir o Bilhete de Identificação de Residente de Macau (BIR) ou Título de Identificação de Trabalhador Não-Residente (cartão azul) ou Autorização de Permanência – Tipo Estudante, válido.

PATROCINADORPRÉMIO
MELHOR VÍDEO MUSICALCREATIVE MACAUMOP 10,000